Pesquisar no Site

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Processos do Hospital

Observação hospitalar
Pacientes que permanecem no hospital sob supervisão médica e/ou de enfermagem, para fins diagnósticos ou terapêuticos, por período inferior a 24 horas.
Termos relacionados: internação hospitalar.
Notas técnicas: O limite de 24 horas é o limite máximo para a observação hospitalar. Idealmente um paciente deve permanecer em observação apenas pelo tempo necessário, por exemplo, para que seja observado o efeito de um tratamento, ou seja, tomada uma decisão sob a internação ou não do mesmo. Os leitos de observação em geral oferecem menos condições de conforto e privacidade para os paciente e por razões humanitárias deve-se manter o período de observação restrito ao necessário para a segurança do paciente e para a tomada da decisão clínica.

Internação hospitalar
Pacientes que são admitidos para ocupar um leito hospitalar por um período igual ou maior a 24 horas.
Termos equivalentes: admissão hospitalar.
Termos relacionados: observação hospitalar.
Notas técnicas (1): Todos os casos de óbito ocorridos dentro do hospital devem ser considerados internações hospitalares, mesmo que a duração da internação tenha sido menor do que 24 horas.
Notas técnicas (2): Os pacientes que têm grandes chances de permanecerem dentro do hospital por menos de 24 horas devem ocupar leitos de observação, de forma e evitar a contabilização indevida de pacientes-dia no censo hospitalar diário.

Internamento
Conjunto de serviços que prestam cuidados de saúde a indivíduos que, após serem admitidos, ocupam cama (ou berço de neonatologia ou pediatria), para diagnóstico, tratamento ou cuidados paliativos, com permanência de, pelo menos, uma noite.

Internação
É a admissão de um paciente para ocupar um leito hospitalar.

Censo hospitalar diário
É a contagem e o registro, a cada dia hospitalar, do número de leitos ocupados e vagos nas unidades de internação e serviços do hospital.
Termos relacionados: Dia hospitalar
Notas técnicas (1): deve-se levar em consideração os leitos bloqueados e os leitos extras, bem como a contagem e o registro do número de internações, altas, óbitos, transferências internas e externas, evasões e desistência do tratamento ocorridas nas 24 horas relativas ao censo.
Para efeito de censo, as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) devem ser consideradas unidades de internação.
Notas técnicas (2): Considerando-se a realidade de muitos hospitais brasileiros, em que muitos pacientes iniciam o período de internação na unidade de emergência, às vezes lá permanecendo internados por vários dias, as unidades de emergência também devem realizar censos hospitalares.

Entrada
É a entrada do paciente na unidade de internação, por internação, incluindo as transferências externas, ou por transferência interna.
Termos relacionados: internação, transferência interna, transferência externa.

Saída
É a saída do paciente da unidade de internação por alta (curado, melhorado ou inalterado), evasão, desistência do tratamento, transferência interna, transferência externa ou óbito. As Transferências internas não são consideradas saídas para os cálculos das estatísticas hospitalares.
Termos equivalentes: egresso hospitalar, paciente egresso.
Termos relacionados: alta, evasão, desistência do tratamento, transferência interna, transferência externa, óbito hospitalar, óbito institucional.
Notas técnicas: as saídas por alta ou transferência são consideradas saídas com parecer médico favorável e as saídas por evasão ou desistência do tratamento são consideradas saídas com parecer médico desfavorável.

Alta
Ato médico que determina a finalização da modalidade de assistência que vinha sendo prestada ao Paciente, ou seja, a finalização da internação hospitalar. O paciente pode receber altas curadas, melhoradas ou com seu estado de saúde inalterado. O paciente poderá, caso necessário, passar a receber outra modalidade de assistência, seja no mesmo estabelecimento, em outro ou no próprio domicílio.
Termos relacionados: saída.

Evasão
É a saída do paciente do hospital sem autorização médica e sem comunicação da saída ao setor em que o paciente estava internado.
Termos relacionados: saída.

Desistência do tratamento
É a saída do paciente do hospital sem autorização médica, porém com comunicação da saída ao setor em que o paciente estava internado, motivada pela decisão do paciente ou de seu responsável de encerrar a modalidade de assistência que vinha sendo prestada ao paciente.
Termos equivalentes: alta a pedido.
Termos relacionados: saída.
Notas técnicas: alta a pedido foi considerada sinônimo da desistência do tratamento, tendo em vista que, visando a melhor utilização dos recursos hospitalares, todo paciente que se encontra internado em hospital deve estar internado por alguma condição médica, que exija tratamento ou observação hospitalar. Logo, se o paciente pede alta, ele está desistindo do tratamento proposto para a condição médica que motivou a internação.

Transferência interna
Mudança de um paciente de uma unidade de internação para outra dentro do mesmo hospital. O paciente não recebe alta e não é realizada nova internação, ou seja, toda a permanência de um paciente dentro de um hospital corresponde a uma única internação.
Termos relacionados: saída, transferência externa.
Notas técnicas: As transferências internas não são consideradas saídas para o cálculo das estatísticas hospitalares, de forma a evitar a contabilização da saída de um mesmo paciente duas vezes.

Transferência externa
Mudança de um paciente de um hospital para outro. Termos relacionados: saída, transferência interna.

Óbito hospitalar
É aquele que ocorre após o paciente ter dado entrada no hospital, independente do fato dos procedimentos administrativos relacionados à internação já terem sido realizados ou não.
Termos relacionados: saída, óbito institucional.
Notas técnicas: os óbitos de pessoas que chegam mortas ao hospital não são considerados óbitos hospitalares.

Óbito institucional
É aquele que ocorre em até 24 horas após a admissão hospitalar do paciente.
Termos relacionados: saída, óbito hospitalar.
Notas técnicas: Em decorrência do aumento da resolutividade dos procedimentos hospitalares sobre o paciente, considera -se 24 horas tempo suficiente para que a ação terapêutica e conseqüente responsabilidade do hospital sejam efetivadas.

Reinternação
É a internação de um paciente num hospital dentro de um período de tempo definido após a alta deste paciente do mesmo hospital.
Notas técnicas: A definição do período de tempo dentro do qual uma nova internação é chamada de reinternação pode variar dependendo do objetivo com que essa evento é medido.

Capacidade de Planejamento
É o número máximo de leitos que poderão ser colocados em quartos e enfermarias, respeitada a legislação em vigor.
Capacidade Operacional
É o número de leitos efetivamente existentes no hospital, respeitada a legislação em vigor.
Paciente -Dia
É a unidade de mensuração da assistência prestada, em um dia hospitalar, a um paciente internado, devendo o dia de alta somente ser computado quando este ocorrer no dia da internação.

Admitidos de outro setor
É a admissão de um paciente, transferido de outro setor, para ocupar um leito hospitalar.

Alta
É o ato médico que configura a cessação de assistência prestada ao paciente. Compreende:
alta de ambulatório
alta hospitalar
alta domiciliar

Transferência Externa
É a saída de um paciente encaminhado para outra unidade hospitalar.

Óbitos com menos de 48 horas
É o que se verifica antes de 48 horas de internação de um paciente.

Óbito Institucional
É o que se verifica após 48 horas de internação de um paciente.

Óbito Hospitalar - Total de Óbitos
É o que se verifica no hospital após o registro do paciente.

Saídas Hospitalares
É a saída do paciente por alta, transferência externa e óbitos.

Transferências para outros Setores
É a saída de um paciente, transferido para outro setor, para ocupar um leito hospitalar.

Necropsia
É um procedimento médico realizado no paciente falecido, utilizado para comprovar a causa do óbito, esclarecer dúvidas ou para pesquisa científica.

Sala de Parto
Sala equipada para a realização do período expulsivo do parto.

Um comentário:

  1. Estes são conceitos importantes que definem a forma como vamos definir os indicadores.

    ResponderExcluir

Comentário Liberado:apenas para pessoas cadastrada no Blog

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.