Pesquisar no Site

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Classificação e Unidades de Medidas

Grande Cirurgia
Intervenção cirúrgica com valor de K superior ou igual a 110 K, conforme a tabela da Ordem dos Médicos.

Média Cirurgia
Intervenção cirúrgica com valor de K inferior a 110 K e igual ou superior a 50 K, conforme a tabela da Ordem dos Médicos.

Pequena Cirurgia
Intervenção cirúrgica com valor de K inferior a 50 K, conforme a tabela da Ordem dos Médicos.

Parto
Completa expulsão ou extração, do corpo materno, de um ou mais fetos, de 22 ou mais semanas de gestação, ou com 500 ou mais gramas de peso, independentemente da existência ou não de vida e de ser espontâneo ou induzido.

Parto Distocico
Parto efetuado com intervenções instrumentais tais como: fórceps, ventosa ou cesariana.

Parto Eutócico
Parto normal, efetuado sem intervenção instrumental, com ou sem episiotomia.

Primeira consulta
Consulta médica, em hospitais, em que o paciente é examinado pela primeira vez numa especialidade e referente a um episódio de doença.
Nota: Considera-se que o episódio de doença termina no momento da alta da especialidade.

Primeira consulta Materna
Primeira consulta médica realizada numa gravidez ou em conseqüência de gravidez, em centros de saúde.

Tempo de Espera
NRO de dias (incluindo sábados, domingos e feriados) compreendido entre a data da inscrição para consulta, cirurgia, exame ou tratamento e a data prevista para realização dos mesmos.


Dia hospitalar
É o período de 24 horas compreendido entre dois censos hospitalares consecutivos.
Termos relacionados: censo hospitalar diário
Notas técnicas: Em um hospital específico, o horário de fechamento do censo deve ser o mesmo todos os dias e em todas as unidades do hospital, embora o horário de fechamento do censo possa variar de hospital para hospital. Para garantir maior confiabilidade do censo, os hospitais devem fechar o censo hospitalar diário no horário que for mais adequado para as rotinas do hospital, desde que respeitando rigorosamente o mesmo horário de fechamento todos os dias para aquele hospital.

Leito-dia
Unidade de medida que representa a disponibilidade de um leito hospitalar de internação por um dia hospitalar.
Termos relacionados: leito hospitalar de internação, dia hospitalar
Notas técnicas: Os leitos-dia correspondem aos leitos operacionais ou disponíveis, aí incluídos os leitos extras com pacientes internados, o que significa que o número de leitos-dia pode variar de um dia para outro de acordo com o bloqueio e desbloqueio de leitos e com a utilização de leitos extras.

Paciente-dia
Unidade de medida que representa a assistência prestada a um paciente internado durante um dia
Hospitalar.
Notas técnicas: O dia da saída só será computado se a saída do paciente ocorrer no mesmo dia da internação.

Leito-hora
Unidade de medida que representa a disponibilidade de um leito hospitalar de observação por uma hora.

Paciente-hora
Unidade de medida que representa a assistência prestada a um paciente em observação durante uma hora.
Notas técnicas: As definições de leito-hora e paciente-hora foram incluídas para permitir avaliações da utilização dos leitos hospitalares de observação ou auxiliares em hospitais que tenham um volume considerável de atendimentos prestados nesse tipo de leito e que queiram fazer esse tipo de avaliação.

Capacidade hospitalar planejada
É a capacidade total de leitos do hospital, levando-se em conta a área física destinada à internação e de acordo com a legislação em vigor, mesmo que parte destes leitos esteja desativada por qualquer razão.
Termos equivalentes: capacidade hospitalar institucional, capacidade hospitalar total.
Termos relacionados: leitos planejados, capacidade hospitalar instalada, capacidade hospitalar operacional.

Capacidade hospitalar instalada
É a capacidade dos leitos que são habitualmente utilizados para internação, mesmo que alguns deles eventualmente não possam ser utilizados por um certo período, por qualquer razão.
Termos relacionados: leitos instalados, capacidade hospitalar planejada, capacidade hospitalar operacional.
Notas técnicas: A capacidade hospitalar instalada deve corresponder ao número de leitos informados no cadastro do hospital junto ao Ministério da Saúde.

Capacidade hospitalar operacional
É a capacidade dos leitos em utilização e dos leitos passíveis de serem utilizados no momento do censo, ainda que estejam desocupados.
Termos relacionados: leitos operacionais, capacidade hospitalar planejada, capacidade hospitalar operacional.
Notas técnicas (1): Os leitos extras desocupados não são fazem parte da capacidade hospitalar operacional.
Notas técnicas (2): As capacidades hospitalares auxiliar institucional, instalada e operacional podem ser definidas à semelhança das definições anteriores, quando for do interesse do hospital analisar essas informações para os leitos hospitalares de observação ou auxiliares.

Capacidade hospitalar de emergência
Somatória dos leitos que podem ser disponibilizados dentro de um hospital, em circunstâncias anormais ou de calamidade pública.
Termos relacionados: leitos extras, capacidade hospitalar instalada, leitos instalados.
Notas técnicas: esta medida corresponde à soma da capacidade instalada e do número de leitos extras que podem ser instalados, aí incluídos os leitos auxiliares reversíveis.

APACHE II
A palavra APACHE é um acrônico de Acute Physiologic and Chronic Health Evaluation. Objetiva quantificar a severidade de uma condição clínica em paciente adulto e, a partir deste valor, estimar a mortalidade. O sistema foi desenvolvido por William A. Knaus e colaboradores em 1981. Em 1985, após revisão e simplificação, o índice passou a denominar-se APACHE II.

CPAP - Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (Continue Positive Air Pressure)
Modalidade de suporte ventilatório, caracterizada pelo fluxo contínuo de pressão positiva, podendo ser empregado não somente no paciente com vias aéreas artificiais ou sob máscara.

Complicação
Manifestação patológica ocorrida durante uma doença, sem se constituir em seus sinais e sintomas característicos, e que seja conseqüência da mesma.

Intercorrência
Ocorrência de outras doenças ou acidentes concomitantes a uma enfermidade, sem ligação com a mesma.

PRISM
A palavra PRISM é um acrônico de "Pediatric Risk of Mortality". Objetiva quantificar a severidade de uma condição clínica em paciente pediátrico e, a partir deste valor, estimar a mortalidade. O sistema foi desenvolvido por Pollack, M.M. e colaboradores em 1988.

Modalidade de serviço de tratamento intensivo
Diz respeito ao tratamento de pacientes adultos, pediátricos e/ou neonatais.
Paciente de Risco - paciente que possui alguma condição potencialmente determinante de sua instabilidade.
Paciente Grave - paciente que apresenta instabilidade de um ou mais de seus sistemas orgânicos, devidos a alterações agudas ou agonizadas, ameaçadora da vida.
Pacientes egressos - Pacientes que deixam o Serviço de Tratamento Intensivo, seja por alta, óbito ou transferência.
Pias de Despejo – recipiente fixo com dispositivo de esvaziamento rápido do conteúdo para a rede de esgoto.

Suporte Avançado de Vida
São medidas supervisionadas diretamente por médicos habilitados, visando a reanimação cardiorespiratória e cerebral, estabilização, manutenção e monitorização dos sinais vitais e parâmetros fisiológicos mínimos, bem como o início do tratamento de quadros clínicos ou cirúrgicos em situações de emergência.

Nascido vivo
É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independente da duração da gestação, de um produto de concepção que, depois dessa separação, respira ou manifesta outro sinal de vida, tal como batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical ou contração voluntária, tenha sido ou não cortado o cordão umbilical e esteja ou não desprendida a placenta.

Nascido vivo prematuro
Produto da concepção, com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias, que, depois da expulsão ou da extração completa do corpo materno, manifesta algum sinal vital.
Nascido morto: produto da concepção com 22 semanas ou mais de gestação, ou pelo menos 500 gramas de peso, que depois da expulsão ou extração completa do corpo da mãe, não manifesta qualquer sinal de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário Liberado:apenas para pessoas cadastrada no Blog

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.