Pesquisar no Site

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ÍNDICE DE PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS ODONTOLÓGICOS

Conceituação

Proporção do número de procedimentos preventivos em relação a todos os procedimentos odontológicos realizados na operadora em período considerado.


 

Método de cálculo


 

Nº total de procedimentos preventivos  

x 100  

Total de procedimentos odontológicos  


 

Definição de termos utilizados no indicador

Procedimentos preventivos: são todos os procedimentos que consistem na orientação de higiene bucal, evidenciação de placa, aplicação tópica de flúor, selante e profilaxia.

Procedimentos odontológicos: será considerado o somatório de todos os procedimentos odontológicos, excluindo as consultas odontológicas.


 

Interpretação do indicador

Este indicador possibilita analisar a orientação dos modelos propostos para a assistência odontológica, visto que mostra qual a participação dos procedimentos preventivos no total de procedimentos realizados. Devem, preferencialmente a partir do modelo proposto, caminhar no sentido de serem maiores que os procedimentos curativos e mutiladores.


 

Usos

Avaliar a extensão das ações preventivas dentro do conjunto de procedimentos odontológicos (individuais de caráter conservador e profilático).


 

Parâmetros, Dados Estatísticos e Recomendações

Com base em informações ambulatoriais do SUS, foi calculado o Índice de Procedimentos Preventivos para o período de 2003.


 

Índice de Procedimentos Preventivos

Brasil – 2003


 

Brasil  

30,60  

Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS)


 

Meta

20% acima do índice nacional de procedimentos preventivos (nível 3) que é de 30,60% de procedimentos preventivos no período de 1 ano, ou seja, a meta da operadora deve ser de 36,72% de procedimentos preventivos.


 

Ações esperadas para causar impacto positivo no indicador

Criar programas de promoção e prevenção em saúde bucal, divulgação de medidas preventivas por meio de material impresso, estímulo aos prestadores que valorizam a prevenção, entre outros.


 

Limitações e vieses do indicador

A principal limitação diz respeito ao que é considerado procedimento de prevenção, como por exemplo, o uso indiscriminado do flúor que atualmente é indicado especialmente para indivíduos de alto risco de cárie (indivíduos com alta ingestão de açúcar, má higiene bucal, displasia dentinária, indivíduos com doenças sistêmicas e diminuição de fluxo salivar decorrente do uso de medicação). Desta forma, a prevenção não deve se basear apenas na aplicação do flúor e sim na importância da apreensão e habilidade de execução de uma efetiva higiene bucal. O foco dos procedimentos deve ser voltado para orientações de dieta, higiene bucal e aplicação de selante.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário Liberado:apenas para pessoas cadastrada no Blog

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.