Pesquisar no Site

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ÍNDICE DE PROCEDIMENTOS DE DENTÍSTICA

Conceituação

Proporção do número de procedimentos de dentística em relação a todos os procedimentos odontológicos realizados na operadora em determinado período.


 

Método de cálculo


 

Nº total de procedimentos de dentística  

x 100  

Total de procedimentos odontológicos  


 


 

Definição de termos utilizados no indicador

Procedimentos de dentística: são restaurações de 1, 2, 3 e 4 faces, restaurações de ângulo a pino e de superfície radicular.

Procedimentos odontológicos: será considerado o somatório de todos os procedimentos odontológicos, excluindo as consultas odontológicas.


 

Interpretação do indicador

  1. • Este indicador possibilita analisar e refletir o quão curativa é a assistência odontológica prestada.
  2. • Um índice alto de dentística pode, muitas vezes, estar associado à estética. Por exemplo, muitas restaurações estariam sendo trocadas sem indicação clínica e sim por estética.
  3. • Há também a questão da mudança de prestador; a cada novo profissional, o paciente pode estar exposto ao risco de troca de restaurações (Davies, 1984), o que elevaria também esse índice.


     

Usos

Avaliar a necessidade de valorização das ações preventivas de caráter conservador e profilático.


 

Parâmetros, Dados Estatísticos e Recomendações

Com base em informações ambulatoriais do SUS foi calculado o Índice de Procedimento de Dentística para o período de 2003.


 

Índice de Procedimentos de Dentística

Brasil – 2003


 

Brasil

33,40

Fonte: Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS)


 

Meta

15% abaixo do Índice nacional de Procedimentos de Dentística (nível 3), que é de 33,40% de procedimentos de dentística no período de 1 ano, ou seja, a meta da operadora deve ser de 28,39% desses procedimentos.


 

Ações esperadas para causar impacto positivo no indicador

Treinamento dos prestadores no sentido de padronizar critérios de diagnóstico de cárie e necessidade de troca de restaurações.


 

Limitações e vieses do indicador

Atualmente, o nível de detalhamento deste índice para as operadoras exclusivamente odontológicas com até 20.000 beneficiários e operadoras médicas com odontologia com até 100.000 beneficiários encontra-se agregado a todos os demais procedimentos do rol odontológico, não sendo possível o seu cálculo isoladamente.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário Liberado:apenas para pessoas cadastrada no Blog

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.