Pesquisar no Site

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Noticia: Business Inteligence auxilia gestão de hospital na BA

por Guilherme Batimarchi 01/07/2010

Hospital São Rafael adota ferramenta de Business Inteligence e reduz valor de contas pendentes com convênios em 70%




O Hospital São Rafael, localizado na capital baiana, implementou conseguiu reduzir em cerca de 70% o valor de suas contas pendentes com convênios e operadoras de saúde. Essa redução e outros benefícios foram atingidos pela instituição devido a adoção de ferramentas de Business Inteligence (BI).

Com 304 leitos e mais de 2,6 mil profissionais envolvidos em suas operações o hospital adotou a solução com o objetivo de integrar informações vindas de todos os departamentos da instituição, agilizar o gerenciamento de dados e melhorar a tomada de decisões estratégicas feitas por seus gestores.

As primeiras tentativas de implementação de um sistema de gestão na entidade começaram em 2005 com a utilização de um ERP da MV Sistemas que foi foi pouco explorado na época devido a falta profissionais dedicados ao gerenciamento do Data Warehouse (DW). "A falta de uma equipe exclusivamente dedicada ao sistema de BI proporcionou que dados incorretos ou não padronizados fossem inseridos no sistema, o que fez com que as informações fossem questionadas por não possuir credibilidade", afirma o gerente de TI do Hospital São Rafael, Fernando Costa.

Em 2007 o setor de TI decidiu retomar o projeto e capacitou profissionais para trabalhar exclusivamente com o sistema. Os analistas de TI foram qualificados na ferramenta MicroStrategy, ainda na versão WEB. Esta segunda solução BI utilizada pelo hospital foi integrada ao sistema da MV e passou a ser utilizada em todos os departamentos da instituição de saúde.

Após a implementação do sistema e o emprego de uma equipe técnica totalmente dedicada ao gerenciamento e suporte da ferramenta houve uma padronização nos indicadores, redução de atividades operacionais, redução de erros na geração de informações gerenciais, aumento da produtividade do corpo gerencial melhorando os resultados empresariais e a redução em cerca de 70% o valor de suas contas pendentes com convênios. "Mesmo com o sistema totalmente reestruturado e com profissionais dando o suporte houve alguma resistência por parte de médicos e gestores devido aos problemas que enfrentamos anteriormente" completa o gerente de TI do hospital.

De acordo com Costa, o hospital já está trabalhando em projetos para disponibilizar informações do BI sobre áreas estratégicas do hospital São Rafael por celular, e-mails, internet, intranet, sms e gadgets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário Liberado:apenas para pessoas cadastrada no Blog

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.