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terça-feira, 13 de abril de 2010

Artigo: Excelência em Processos - Estratégia de Negócio

por Emerson Navajas*

Conheça os passos para condução de mudanças organizacionais definidas numa estratégia de negócio para transformação organizacional

No artigo sobre Excelência em Processos de Negócio apresentamos o cenário atual na condução das atividades que geram os processos e por consequência resultam na prestação de serviços, no qual, apresentamos os pontos a serem trabalhados.

Apresentaremos os passos para condução de mudanças organizacionais definidas numa estratégia de negócio para transformação organizacional e prover a excelência em processos de negócio, ou seja, prestação de serviço. Desta forma, organizamos as publicações em: Estratégia de Negócio; Modelagem de Processos; Análise de Processos; Diagramação de Processos; Monitoramento e Controle; Proposição / Transformação.

Abordaremos onde começam as iniciativas para a melhoria que é na Estratégia de Negócio. Devem-se encontrar as enfermidades organizacionais, ou seja, a dor (pain) que gera um mal estar nos resultados desejados, ou seja, gera impacto em relação ao sacrifício financeiro para obtenção do lucro - Custo, onde uma operação toma mais recursos para produzir o resultado aumentando o dispêndio e onerando os gastos, um processo deve ser modelado para fazer mais com menos. Sendo o Lucro um indicador de desempenho, devemos aprimorar os processos para otimizar os direcionadores de custos sem que percam suas funcionalidades como forma de ampliar os objetivos estratégicos de desempenho.

A Estratégia de Negócio concebe um planejamento definido através do entendimento das metas organizacionais sejam para: melhorar o desempenho organizacional; inovar ou renovar em muitas ações ou operações para obter o resultado desejado de forma que possa aumentar a produtividade operacional com o advento da qualidade; redução de custo para oferecer um melhor preço e aumentar a participação no mercado garantindo a empregabilidade obtendo o retorno sobre o investimento; adequar os processos aos objetivos estratégicos, desta forma reduzir os custos com as operações e potencializar o indicador de desempenho - lucro; administrar a expectativa com atributos que dimensionem a entrega (prestação) do serviço; constituir ou ampliar os diferenciais competitivos com o objetivo de aumentar a fatia de mercado (market share) ou promover a marca (branding); integrar estratégia, processos, pessoas e sistemas de forma que possam canalizar esforços e estabelecer uma unidade de direção, através da definição de expectativa de performance.

Desta forma, o primeiro passo para prover a Excelência em Processos de Negócio na Estratégia de Negócio é definir "o que" será o estudo para promoção da melhoria e otimização do desempenho organizacional e conceber um estudo de viabilidade técnica e econômica que constitui o "como" de forma sintética e apresentar cenários favoráveis e desfavoráveis para as medidas avaliadas, bem como o desembolso financeiro, payback, solvência e o custo do capital.

A Estratégia de Negócio deve apurar as situações que geram mais ônus ao bolso que é reflexo da operação e transformar em bônus. Imagine toda cadeia de relacionamento de processos pelo qual uma solicitação de cirurgia com OPME (Órtese, Prótese e Materiais Específicos) percorre nas diversas áreas funcionais de um hospital e principalmente da operadora/seguradora e com inúmeras regras de negócio envolvidas, certamente este acrônimo causa furor em diversos aspectos e com um desembolso financeiro e esforço significativo e muitos problemas a serem solucionados, e também pelos inúmeros processos que a realização de uma exame Anatomo Patológico percorre, desde a coleta da peça cirúrgica no hospital até o diagnóstico.

Desta forma apresentamos os fatores chave para alcance da Excelência em Processos:
> Processos de Negócio e Cadeia de Valor
> Mapear as atividades essenciais de negócio.
> Atribuir de papéis e responsabilidades através dos agentes e atores dos processos.
> Monitorar e controlar continuamente os processos.

Institucionalizar os Processos
Colaborar os processos - ferramenta de disseminação de conhecimento como SharePoint para publicar operações, processos, regras de negócio, instrução de trabalho com relacionamento entre si e criar dashboards para gerenciar os processos.

Gerenciar a governança de processos, aliados a pessoas, sistemas e a estratégia.

Gerenciar mudanças organizacional com implementações de proposições, melhorias e inovação.

Padronizar Processos e Operações
Adotar metodologia de diagramação de fácil entendimento a todos os níveis organizacionais para disseminação do conhecimento e elevação da maturidade.

Documentar todos os processos e publicar num portal de colaboração como SharePoint com relacionamento com outras entidades.

Gerenciar a diversidade e complexidade dos processos através de um painel de controle.

Contudo é importante avaliar os critérios de um projeto de processos:

A viabilidade da opção de projeto - podemos fazê-la?
Quais investimentos financeiros e gerenciais serão necessários?
A aceitabilidade da opção de projeto - queremos fazê-la?
Qual retorno em melhoria de desempenho e financeira dará?
A vulnerabilidade de cada opção de projeto - queremos correr o risco?
Quais riscos corremos se as coisas saírem errado?

*Emerson Navajas: Consultor em Gestão de Processos e Projetos e Consultor em Estratégia de Negócio


A opinião do artigo aqui publicado reflete unicamente a posição de seu autor.

Crédito: Saúde Business Web
http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=66513

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