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quarta-feira, 7 de julho de 2010

A expansão da Mobile Intelligence

As formas de receber, acessar e trabalhar as informações estão sendo transformadas com cada vez mais rapidez e a evolução dos dispositivos móveis vêm se configurando como um dos principais fatores de impulso para o fortalecimento dessa corrente.

Diante do desenvolvimento constante e crescente das tecnologias móveis, as aplicações focadas nesses devices se multiplicam, sejam elas voltadas para a utilização em estratégias corporativas ou mesmo para fins pessoais.

Uma das empresas a apostar nessa visão, a MicroStrategy está anunciando hoje o lançamento mundial de uma nova plataforma para o desenvolvimento de aplicações de Business Intelligence no iPhone e iPad, que utiliza e incrementa as funcionalidades nativas dos dispositivos da Apple.

“Estamos apostando bastante nesse ambiente e não encaramos essa vertente como um simples dispositivo de acesso à BI, mas sim, como a possibilidade de desenvolver aplicações específicas de inteligência móvel”, explica Flávio Bolieiro, VP da MicroStrategy para a América Latina.

Potencial móvel

Para reforçar as boas perspectivas no contexto dos smartphones e tablets, Bolieiro destaca a dinâmica das mudanças verificadas nos últimos anos em relação à utilização desses equipamentos.

“Há cinco anos, os aparelhos eram usados basicamente como telefones. Com o Blackberry, houve um equilíbrio maior entre falar e trabalhar com dados, e a partir do iPhone, essa relação já é baseada na utilização do dispositivo como computador em 95% do tempo e como telefone em apenas 5%”.

Os planos da MicroStrategy também são apoiados por pesquisas recentes cujos resultados apontam que o mercado potencial de usuários móveis deve quintuplicar até 2014. Outro estudo realizado pela empresa junto a duas mil empresas revelou que 78% dos participantes já estão desenvolvendo ou considerando desenvolver aplicações móveis.

“Dentro do universo que já está investindo nessa esfera, 68% pensam especificamente no iPhone e 40% no iPad. Outro dado interessante é que de todos os acessos à Internet feitos por um dispositivo móvel, 65% são realizados através do iPhone. Por isso, acredito que a adoção desses devices só tende a crescer e que o número de aplicações mobile deve explodir nos próximos anos”.

O executivo ressalta, porém, que no Brasil o ritmo dessa adoção ainda deve ser mais lento que nos EUA e Europa, pois além dos iPads ainda não estarem disponíveis no mercado local, fatores como largura de banda e Segurança ainda são fatores impeditivos para um crescimento mais significativo, especialmente entre as corporações.

Plataforma aprimorada

Segundo Bolieiro, a nova plataforma aprimora e incorpora todos os recursos disponíveis anteriormente para o Blackberry, e permite que os clientes carreguem automaticamente no iPhone ou iPad as soluções de BI já utilizadas em seus ambientes corporativos, o que também inclui as políticas de acesso e segurança da empresa em questão.

“Nós percebemos que o Blackberry atendia a certos propósitos, mas ainda apresentava uma certa dificuldade de manuseio dos relatórios. Os devices com touchscreen, por sua vez, facilitam a utilização desses recursos”.

Além da maior facilidade de uso, o VP aponta que as melhorias implementadas na plataforma anterior, a Microstrategy 9 Release 2, auxiliam a enfrentar alguns desafios importantes no desenvolvimento de micro aplicações de BI, como a performance dos sistemas.

“Na versão 9, nossa plataforma passou a ser totalmente integrada ao ambiente de 64 bits, onde eu consigo endereçar muito mais memória, o que antes era um fator limitador. Isso amplia consideravelmente a performance, pois você pode colocar, por exemplo, um terabyte de informação no sistema sem que isso afete seu desempenho”.

Aplicações na prática

Entre outros avanços, Bolieiro destaca a integração do BI com recursos presentes nos dispositivos da Apple, como o Google Maps. “A plataforma potencializa a utilização dessas ferramentas e permite que o usuário desenvolva suas próprias aplicações, a um custo menor e com maior rapidez”, explica Bolieiro.

Dentro das aplicações que já estão em teste por alguns clientes da MicroStrategy, o VP destaca o uso do aplicativo de fotografia do iPhone como um leitor de código de barras. “Dessa forma, automaticamente o profissional pode ter acesso a todas as informações pertinentes sobre aquele produto, sua movimentação, saída, ou seja, fatores que podem agilizar e adicionar inteligência a esses processos no PDV”.

Outra solução já colocada em prática e ressaltada pelo executivo é a integração do recurso de GPS do dispositivo. “Quando chega a uma determinada visita, por exemplo, um vendedor consegue na mesma hora ter acesso a todo o histórico daquele cliente, através dessa ferramenta de localização”.

Para disseminar essas e outras aplicações e consolidar sua oferta, a MicroStrategy disponibilizará em breve a nova plataforma nas AppStores e o download de uma versão gratuita da solução para 25 usuários já pode ser realizado no website da companhia.

As estratégias da empresa em mobilidade incluem ainda a capacitação de seus engenheiros, consultores e equipe de marketing, além do investimento, até o fim de 2010, em 400 iPhones, 800 iPads e cerca de mil Blackberrys que serão utilizados por sua força de vendas.

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