Pesquisar no Site

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ÍNDICE DE ESCARAS DE DECÚBITO

Versão 2.0


Conceito:
Trata-se de um indicador para avaliar a qualidade de atendimento aos pacientes internados.

O surgimento de escaras pode demonstrar falhas no manejo do paciente acamado, principalmente para aqueles de longa permanência no leito.

Formula:
nº de escaras registradas
-------------------------------------------------
Permanência dos egressos da UTI no período

2 comentários:

  1. Sou encarregado de uma ala hospitalar responsável pela internação de pacientes, na maioria das vezes, idosos e acamados. Possuo mais de um paciente com úlcera por presão e com lesões em duas ou até três regiões diferentes. Com o intuito de melhor monitorar estas lesões e tentando melhorar a assistência a estes pacientes gostaria de entender melhor o cálculo da taxa de "escaras de decúbito". No caso de mais de um paciente com mais de uma úlcera no corpo, como deveria calcular esta taxa durante uma semana? O tempo de permanência deve ser o somatório de todos os pacientes ou cada paciente deverá ter a sua taxa calculada em separado?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodrgio Lima,

    Estive conversando com o Dr. Mario Vandreci (Diretor Biocor) a respeito do seu comentário, e o mesmo sugere que você utilize o seguinte indicador:

    nº de pacientes internados na unidade
    -----------------------------------------------
    nº de úlceras por pressão

    O registro é por quantidade de úlceras e não paciente. Ex se um paciente apresentar 3 úlceras, serão registradas as 3 e não 1.

    A prevalência de pacientes com úlcera por pressão nos EUA nas UTIs = 21,5%; na Alemanha = 21,1% e aqui no Biocor = meta menor ou igual 1,9 e estamos mantendo uma média de 2, considerando o quadro clínico dos pacientes, uso de aminas vasoatiavas e estado nutricional até mesmo pela idade.

    Referências: Feridas como tratar 2º edição; Eline Lima Borges -2008
    Boletim trimestral do capítulo Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral - ano 8 junho/2006

    ResponderExcluir

Comentário Liberado:apenas para pessoas cadastrada no Blog

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.